Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,243

Ações contra a crise hídrica asseguram abastecimento de água

O fortalecimento do abastecimento no norte da Região Metropolitana da Grande Vitória dará mais segurança hídrica aos moradores do município de Serra, parte de Cariacica, além da região continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, e Praia Grande, em Fundão. O reservatório de Rio Bonito alcançou 100% de sua capacidade, o que mantém o abastecimento normalizado. Essa condição resulta em melhor aproveitamento hídrico no que se refere ao atendimento à demanda da população e para continuar o armazenamento de água na represa.

Uma das primeiras medidas, ainda em 2015, para garantir a segurança hídrica na Região Metropolitana de Vitória foi a negociação com a EDP Escelsa garantindo a utilização da barragem de Rio Bonito para abastecimento humano, quando a vazão do Rio Santa Maria não fosse suficiente para atender à demanda da população. A represa passou a ser operada também como reservatório de água do Rio Santa Maria da Vitória, por meio de um Protocolo de Entendimentos entre Cesan, EDP, Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Comitê de Bacia Hidrográfica do Santa Maria da Vitória.

Além do reservatório de Rio Bonito, já foram iniciados os testes para captação de água no novo Sistema de Abastecimento Reis Magos. Este processo consiste em intervenções para abertura do Canal de Captação com o Rio Reis Magos, no município da Serra, seguido das etapas de testes da estação. O canal – que possui 500m de extensão a céu aberto revestido em concreto – foi aberto para direcionar o fluxo de água do rio até a Estação Elevatória de Água Bruta.

O diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão, ressalta que mesmo com estes projetos estruturantes os hábitos de controle de consumo adquiridos durante a crise hídrica devem permanecer. “Demonstramos uma capacidade de gestão dos problemas relacionados à crise hídrica, e já garantimos o abastecimento para a parte Norte da Região Metropolitana da Grande Vitória. E para a parte Sul, estamos trabalhando para a implantação da Barragem do Jucu. “Não estão sendo medidos esforços para sua execução, que tem como objetivo principal o armazenamento de água, com capacidade de 20 bilhões de litros.  Garante o abastecimento do sistema Jucu em cerca de 4 meses em períodos de escassez de água, sendo que a previsão é lançar o edital da obra no primeiro semestre de 2018”, afirmou.

O Sistema Reis Magos consiste na captação de água no rio, adutora e elevatória de água bruta, estação de tratamento, reservatório de cinco milhões de litros, elevatória e adutora de água tratada de 15 quilômetros, com diâmetro de 700 milímetros, que alimentará o reservatório localizado em Serra Sede, tudo já interligado.

O novo sistema tem importância fundamental para a segurança hídrica da Grande Vitória, pois vai reforçar o abastecimento do município de Serra com uma produção inicial de 500 litros de água por segundo. Vale ressaltar que a obra foi antecipada. Inicialmente, estava prevista para 2020 no Plano Diretor de Água da Cesan.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas