por Paulo Cesar Dutra

dpvat-marcusvicente-wellingtonrobertoAproveitando o grupo de tucanos insatisfeitos com o comando do PSDB capixaba, o presidente do PP no Espírito Santo, Marcus Vicente, abriu as portas do partido para os que estudam voar longe do PSDB. Reuniões com o grupo capitaneado por Luiz Paulo e Max Filho busca espaço na majoritária indicando vice para a chapa ao governo de Renato Casagrande.

Em função disso, movimentações palacianas podem prejudicar seu projeto de reeleição na Câmara Federal. O foco é Aracruz, onde Vicente tem cerca de dez mil votos. E que aliados de PH vão buscar transferir para Marcelo Coelho, elegendo-o deputado federal.

Senado
A candidatura a senador de Amaro Neto está cada dia mais consolidada e com apoio do Palácio Anchieta. Prova disso é que o primeiro suplente deverá ser Zé Carlinhos da Fonseca, o secretário chefe da Casa Civil.

Era digital
A primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2018 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo pode mostrar um pouco do ritmo do resto dos dias: muito discurso. Não teve debate, votação ou qualquer outras coisa, apenas falas do presidente, deputado Erick Musso, e o vice-presidente Marcelo Santos. Ambos destacaram a “era digital” que a gestão Musso vem implementando e a busca por muitas resultados ao longo deste ano. “A Ales se tornará em 2018 a primeira do país totalmente digitalizada. Importante para o ES e para continuarmos referencia do país, sendo a segundo mais econômica e mais eficiente em 2017. Seremos a primeira, esse ano. (…) Depois de dez anos engavetado o wi-fi. Acredito numa gestão moderna e eficiente, que vai ao encontro da sociedade e com resolutividade”.

Mesmo sem debate, Erick Musso se diz comprometido para que a Casa não funcione em ritmo eleitoral. “Este será um ano de muito trabalho, obstáculos, adversidades. Será atípico, com eleições, Copa do Mundo, mas a convicção de que não vamos parar o serviço público para o povo. E asseguro que não mediremos esforços para manter a Assembleia “redonda” no serviço e fiscalização no que tange o uso da máquina publica em beneficio de processo eleitoral”.

Falando nisso
Não convidem para a mesma mesa Erick Musso e o chefe de gabinete do Governador, Paulo Roberto Ferreira. O motivo? Questões políticas regionais e os prefeitos sabem bem disso.

Givaldo Vieira
O deputado federal Givaldo Vieira, ainda no PT, não perde tempo e tem percorrido o Estado de ponta a ponta, em busca da sua reeleição. Na semana passada esteve no município de Montanha, fazendo entrega de equipamentos para a Unidade Sanitária da Prefeitura. O deputado agora briga pela reativação do serviço público de Oncologia em São Mateus.

Juízes leigos iniciam atividades
Os Juízes Leigos, nomeados na última quinta-feira (1º) pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, já foram convocados para começar a atuar. Todos começaram a atuar a partir de hoje, segunda-feira, 5/2, auxiliando os Juízes de Direito nos Mutirões que terão início nos Juizados Especiais do Estado e, dessa forma, contribuindo para a atividade jurisdicional.

Sai Trabuco
O Banco Bradesco anunciou hoje, segunda-feira, dia 5,  em fato relevante, um novo presidente. Octavio de Lazari Junior, que hoje comanda o Bradesco Seguros, será o substituto de Luiz Carlos Trabuco Cappi na diretoria-executiva. Trabuco permanecerá na Presidência do Conselho e continuará no cargo executivo até 12 de março, quando será realizada assembleia geral ordinária.

Maia quer engavetar reforma
Mal nas pesquisas eleitorais, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende retirar da pauta a votação da reforma da Previdência diante da previsão de que o governo não conseguirá os votos necessários para aprovar o projeto, e planeja transferir a responsabilidade pelo fracasso ao Palácio do Planalto.

Maia não deve agendar nova data para votação da matéria caso não haja o apoio necessário para aprovar a Previdência em 20 de fevereiro, para quando está prevista a votação na Câmara.

Ele ficou irritado com as recentes declarações do presidente Michel Temer (PMDB) afirmando ter feito sua parte sobre a Previdência. Maia pretende anunciar que o texto ficará como “legado” para ser votado em 2019 pelo próximo presidente da República.

Ainda em busca de aprovar o texto, o presidente Michel Temer se reuniu ontem, domingo, dia 4, com o relator da matéria, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), e os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Entre os temas discutidos, estão pedidos de flexibilização no texto para tentar conquistar votos de indecisos.

Curioso PDM de Cariacica
A Prefeitura de Cariacica enviou para a Câmara Municipal o novo Plano Diretor Municipal-PDM para preservar recurso hídrico depois de permitir a erradicação de uma floresta no distrito de Tucum, para receber um loteamento. Curioso esse PDM!

Procon de Vitória terá áudio
Com o objetivo de promover a acessibilidade, o Procon Municipal de Vitória está lançando hoje, segunda-feira, dia 5, uma nova versão do seu aplicativo. Com a atualização da ferramenta, o consumidor com deficiência visual ou que possua barreira com a leitura vai poder ter acesso ao áudio completo do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, a novidade vai permitir que todos tenham conhecimento dos seus direitos enquanto consumidores e também promover a inclusão nos meios de informação àqueles que possuem algum tipo de impedimento para a leitura.

Sem impacto
Preste a completar três anos de sua implantação, as Audiências de Custódia nos presídios capixabas ainda não surtiram o efeito esperado.  Apesar de a medida, implantada em maio de 2015, ser considerada de extrema importância e um avanço para a segurança pública e justiça, as unidades prisionais continuam superlotadas, recebendo uma média de 1 mil novos presos a cada ano. Segundo estimativas, o Estado possui cerca de 20 mil detentos e um déficit de 6,5 mil vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *