As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), já estão abertas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2018 o Fies ofertará 310 mil vagas, divididas em 155 mil vagas para cada semestre, representando um investimento de até R$30 mil por semestre.

Desde 2010, quando o ministério passou a ser o agente operador do Fies, 2,5 milhões pessoas já foram beneficiadas pelo financiamento; no Estado foram cerca de 49 mil contemplados.

Coordenado pelo MEC, o programa de financiamento estudantil do governo federal é voltado a financiar graduações de alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva.

As inscrições terminarão às 23h59 do dia 28 de fevereiro. Para se inscrever é necessário acessar o Sistema de Seleção do Fies, se cadastrar como primeiro acesso e iniciar a inscrição online. O candidato deve fornecer o número CPF, a data de nascimento e um e-mail válido, além de informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências no programa.

Pode participar do processo seletivo qualquer candidato que tenha participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado média de no mínimo 450 pontos, e não tenha zerado a redação. É necessário ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. Já o aluno que possuir renda entre três e cinco salários mínimos será necessário fazer o cadastro para o P-Fies, que é feito da mesma forma.

As condições para o financiamento são esclarecidas em acordo feito pelo aluno, o banco que conceder o empréstimo e a instituição de ensino. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá de uma formula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do estudante.

Com o encerramento das inscrições serão divulgadas as listas de pré-seleção e de espera. Os candidatos do Fies saberão estes resultados no dia 5 de março e os selecionados terão do dia 6 a 8 de março para fazer a inscrição. Já os contemplados do P-Fies serão informados a partir do dia 12 de março e devem fazer sua inscrição no mesmo dia.

Por Bárbara Caldeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *