Dólar Em alta
5,181
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,181

A política (como ela é)

O Sr. Christiano Dias Lopes Filho, a quem tive a honra de servir como secretário particular durante seu governo, me disse, certa feita, que eu não dava para ser político, por seu muito radical no trato com as pessoas e, em política, precisava ter duas caras, as vezes até mais.

Contava os dias para trás, para ver quanto tempo faltava para terminar o governo e eu cair fora…

Não faz muito tempo que assistimos, com a participação do governador Paulo Hartung, o hoje senador Ricardo Ferraço ser substituído como candidato ao governo pelo Sr. Renato Casagrande. Houve um desconforto que dura até hoje, mas, assim mesmo, o Sr. Ricardo Ferraço conseguiu se eleger senador, onde tem representado bem o Estado.

Agora, recente, esperava-se que o senador Ricardo Ferraço entrasse na disputa pelo governo do Estado, se confrontando com o candidato Renato Casagrande que, no passado recente, quando era governador, viu voltar para disputar com ele a governança do Estado, o então ex- governador Paulo Hartung, que ajudara a colocá-lo no Anchieta. Esse tipo de política de toma lá dá cá, sempre dá em merda, porque o sucessor não agrada ou não faz o que o antecessor quer, pensa que manda, vindo a desunião, o que aconteceu entre Hartung e Renato.

Em abril, a imprensa capixaba publicava uma entrevista do governador, onde ele já vislumbrava, de forma sub-reptícia, que não ia concorrer, apontando como possíveis sucessores os políticos Cesar Colnago, vice- governador do Estado; André Garcia, ex secretário de Segurança Pública; deputados Érick Musso, Amaro Neto e Sérgio Vidigal e, agora mais recente, meados de julho, o governador Paulo Hartung, solenemente, declinou em concorrer à reeleição, deixando o campo aberto para um dos apontados anteriormente. O mais propenso a aceitar foi o vice- governador César Colnago, acho que, dentro de um panorama, se tiver eleição em outubro próximo, seria, do grupo, o único com cacif suficiente para peitar o candidato Renato Casagrande. Aliás, diferente de todos concorrentes ao governo do Estado, quem irradia mais simpatia, credibilidade, é o italiano César Colnago.

Diz a história que cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça. O governador Paulo Hartung imaginou que o senador Ricardo Ferraço iria se enfeitar para concorrer ao governo do Estado, e até ajudou a desincentivar a candidatura de César Colnago mas, buscando os acontecimentos anteriores, a mordida da cobra, o senador Ricardo Ferraço levou o PSDB a apoiar o Sr. Renato Casagrande, ajudando a fechar a aliança PSDB, DEM e PDT, com o PSB de Renato Casagrande. E não arreda pé da posição.

É o maior furdunço da política capixaba das últimas décadas. Não se registra na história recente imbróglio mais divertido. Um verdadeiro saco de gatos… E que gatos…

Tudo isso faz aparte do medo que setores da política nutrem sobre a possibilidade da eleição de Jair Bolsonaro, que prefere marchar sozinho, com seu partido, do que mal acompanhado…

E o resto que se dane, que não surja uma cara nova.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas