Marina Zanchetta

Marina Zanchetta é pedagoga, poetisa e compositora de samba enredo. Amante do carnaval, participou como foliã, integrante de harmonia, ala coreografada, ala de baianas, além de voluntária em barracão de fantasias e carros alegóricos. Atualmente é Mestre de Cerimônia de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

desfileOlá amantes do carnaval! Chegou o grande dia! Hoje tem desfile das escolas de samba em Vitória e é preciso prestar atenção aos detalhes, pois além de ser uma grande festa o carnaval capixaba é também uma disputa. Que tal fazer uma revisão dos assuntos abordados aqui no blog?

Sobre comissão de frente devemos lembrar que eles fazem a apresentação da escola, é o primeiro grupo de pessoas que vem com coreografia, fantasias e algumas surpresas para encantar o público. O sincronismo e a criatividade são sempre observados. E as comissões geralmente usam muitas técnicas de dança e teatro que vão do balé à dança afro.

Falar de técnica é lembrar também do bailado do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Que precisa de muito ensaio para mostrar na avenida o entrosamento e um bailado de forma correta. Entretanto, eles têm nas mãos o símbolo maior de uma escola de samba. É o pavilhão, a bandeira, que carrega não apenas as cores, mas o coração de todos os foliões.

É quando o coração pulsa que a bateria entra com criatividade e cadência que levará o samba-enredo para todos os corpos presentes no Sambão do Povo. E não existe uma só pessoa que consiga ficar parada ao som do surdo e do tamborim. Vale chamar a atenção para a quantidade de mulheres diretoras de bateria em nosso carnaval capixaba!

Para acompanhar a bateria é preciso o canto. As vozes irão se unir ao cantar o samba-enredo, no qual são julgadas letra e melodia. O samba também é o fio condutor para que os jurados julguem a harmonia da escola. E se o samba no pé acompanhar, o quesito evolução será julgado pela movimentação de foliões mais que animados.

Os mergulhos dados dentro dos barracões das agremiações nos mostraram que as alegorias, fantasias e adereços são feitos com todo carinho por comunidades inteiras ou por profissionais que nessa época esbanjam criatividade e luxo para colocar na avenida o projeto idealizado pelos carnavalescos. Pois é de dentro do enredo criado por esses artistas que surge o desfile.

Desfile que proporciona a festa de baianas, velha-guarda, compositores, músicos, destaques, passistas, ritmistas, rainhas e madrinhas de bateria, dançarinos, bailarinos, empurradores de carro, foliões de todos os lugares e segmentos. Pessoas que enfrentaram inúmeras dificuldades para fazer o carnaval capixaba 2018 acontecer.

E não foram poucas as barreiras não. Crise econômica, falta de recursos humanos, falta de materiais, disputa entre as ligas que coordenam o carnaval capixaba, denúncias no disk-silêncio,… Como se não fosse suficiente a previsão do tempo ainda disse no inicio dessa semana que irá chover durante os desfiles.

Mas nada pode tirar a magia que acontece no carnaval! Então para você que se tornou um amante do carnaval, ainda dá tempo de comprar a sua fantasia ou de vir conosco no camarote do ESHOJE assistir os desfiles, sambar e se apaixonar ainda mais por essa cultura popular tão rica. Vejo você no Sambão do Povo, até breve!

pp

Cometários

  1. Nossa!!! Lendo o seu texto, consegui estar bem de frente à magia do carnaval capixaba.
    Que venha essa grande manifestação de alegria e amor na Avenida do Sambão do Povo.

  2. Como sempre colocando, muita emoção, verdade e conhecimento em seus dizeres, não poderíamos esperar outra coisa desta menina, moça, mulher.
    Parabéns Marina, por manter vivo o nosso carnaval, nem que seja no papel.
    Digo isso, pois você nos remete a lembrar dos áureos momentos que nosso carnaval já teve. Mas como somos brasileiros, acreditamos neste retorno.
    Desculpa o desabafo.
    Belas palavras minha querida e que continue nos alegrando com este dom que Deus lhe deu.

  3. Queeeee delícia acompanhar essas matérias, amooo carnaval e sinto a energia de cada detalhe acompanhando os textos maravilhosos.
    Parabéns ao ESHOJE por escolher uma pessoa que vive o carnaval na pele, todos os dias e consegue transmitir essa magia para todos nós leitores. Apaixonada
    Parabéns Marina Zanchetta, todooo sucesso para o seu grandioso talento.
    E amanhã é noite de avenidaaaaa.

  4. O Carnaval de Vitória está a cada ano mais surpreendente!
    O nível das agremiações está altíssimo e o envolvimento de cada componente das escolas faz com que a magia aconteça apesar das limitações financeiras impostas pela atual situação econômica do país e consequentemente, do nosso estado; isso sem falar no eterno jogo de egos…
    Apesar disso, fico extasiada ao entrar no Sambão do Povo a cada ano!

  5. Marina, você deu um show nas suas matérias e seus informes!!! Eu, por motivos adversos, não puder estar presente no mundo do samba este ano, mas graças à sua coluna, me senti envolvido e atualizado com as novidades! Parabéns!!!

  6. Excelente texto de alerta , as vezes a falta de um conhecimento desses põe a perder todo o trabalho de varios meses para chegar numa Avenida.

  7. Parabéns Marina,
    Matéria de quem realmente conhece o Carnaval, linguagem simples, eficiente e objetiva.
    Já dá até pra virar Jurado depois de tanto ensinamento!

  8. Parabéns Marina
    Estas informações foram de ótima, porque quando a gente desfila numa escola, mas não temos o costume de participar da comunidade desfilamos para nos satisfazer aparecer para as pessoas mas não sabemos a importância que tem cada ala.
    Obrigada.

  9. Chegou o dia tão esperado por tanta gente! O dia em que menos de 1 hora na avenida compensa meses de trabalho duro e ensaio! Que esse fim de semana seja incrível para todos os amantes do carnaval!

  10. Show de texto… Show de informações. Um belo resumo mostrando a alma da escola e o que passaram por esse árduo caminho até o grande dia. Que venham belos desfiles e mais textos como esse .
    Parabéns Marina e ES HOJE.

  11. Iniciou delicioso este Blog! Muito bom estar envolvido com o Carnaval do Espírito Santo através de texto tão claro e gostoso de ler… Vida longa ao ESHOJE!! Beijo, Marina !!

  12. Incrível como descreveu a parte técnica sem perder a magia do carnaval! Realmente dá vontade de correr pro Sambão…Se tocou o coração é pq o samba faz parte da sua vida! Parabéns!

  13. É muito bom se ver, se ler, se encontrar em matérias e comentários de quem entende do que fala. Com propriedade de causa. Falar de Samba fica muito melhor e confiável na “boca” de quem sabe. Tenho um grande orgulho de você Marina. E uma grande gratidão. Eu não teria brilhado no Carnaval, se eu não passasse pela sua ajuda, trajetória que a vida traçadou para mim. Obrigado e super sucesso. Você 10, nota 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *