Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,234

55 mil famílias ainda não retiraram o kit com conversor digital na Grande Vitória

Sinal digital de TV

O dia 25 de outubro está chegando e com ele o desligamento do sinal de TV analógico para os moradores de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Faltando apenas uma semana, cerca de 55 mil famílias capixabas cadastradas em programas do Governo Federal ainda não retiraram o kit gratuito para conversor digital. É preciso ficar atento ao prazo: quem não fizer isso até a data estipulada vai ficar sem assistir TV.

Segundo a gerente regional do Seja Digital no ES, Maísa Porto, 83% da população capixaba já retirou o kit com conversor digital, corpo da antena, fonte de alimentação, cabo RCA, varetas, suporte de vareta com mastro, saquinho com parafusos, porcas e arruelas, 8 metros de cabo coaxial e controle remoto com duas pilhas. O percentual representa 130 dos 185 mil kits disponíveis.

“A mudança será significativa na maneira como as pessoas veem televisão atualmente. As vantagens da TV digital estão associadas a qualidade de som e imagem de cinema, que a partir do dia 25 serão transmitidos para a população na tv aberta”.

O processo de migração já passou por Rio Verde, em Goiás, e pelas regiões do Distrito Federal (10 cidades), São Paulo (39 cidades), Goiânia (29 cidades) e Recife (14 cidades). Segundo Maísa o resultado tem sido bastante positivo. “Tem sido de muito aprendizado sobre como chegar e preparar a população. Agora é a vez da região metropolitana na Grande Vitória”.

A meta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o percentual chegue a 90% para que haja desligamento do sinal analógico. Faltando uma semana para o desligamento, não a possibilidade de o prazo esse estender. “Quem não estiver preparado não vai conseguir assistir televisão de outra forma a não ser a digital”, explicou Maísa.

sinal digitalUma das principais dúvidas é sobre comprar ou não novos televisores. Se ela ainda for de tubo, é preciso preparar por meio de um conversor e antena; quem não está inserido nos programas do Governo Federal precisa adquirir o kit; televisores de tubo precisam do kit completo; TV’s de tela fina fabricados antes de 2010 vão precisar do conversor; e após esse ano, apenas antenas.

“Pra quem ainda tem dúvida, principalmente as famílias quem não sabem se tem direito ou não ao kit, orientamos a nos procurar por meio do site: www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147, que funciona 24 horas, 7 dias por semana. O prazo está acabando, faltam poucos dias então é importante que todos pesquisem”, finalizou Maísa.

https://www.youtube.com/watch?v=1IaaeM5dLEU&feature=youtu.be

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas