Uma atmosfera de cultura vai tomar conta de Venda Nova do Imigrante. Isso porque começa nesta sexta-feira (06) e segue até o próximo dia 15 de outubro, a 39ª Festa da Polenta que trará muita tradição gastronomia e música para a cidade.

37ª FESTA DA POLENTA1O primeiro dia de festa começa cheio de charme e beleza, com a eleição da 27ª Rainha da Festa da Polenta, que é seguida de show musical que embala a sexta-feira (06). Já no sábado (07), desfile típico e tratorada, “tombo da polenta” e shows animam o segundo dia de festa.

O domingo (08) começa cedo, às 9 horas, com missa na Igreja Matriz. Em seguida almoço típico, apresentação de coral e grupos de dança e shows animam o dia. A Festa da Polenta dá uma pausa de três dias e recomeça na quinta-feira (12) com shows e tombo da polenta. Na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), apresentações de danças típicas, tombo da polenta e shows são as principais atividades.

Os preparativos para a Festa da Polenta começaram bem cedo com o plantio e a colheita do milho usado durante a festa. Neste ano, a plantio do milho aconteceu em março e a colheita no mês passado. Todo o processo é feito por colaboradores e, neste ano, aproximadamente 1,4 mil voluntários cooperam para o preparo de 14 toneladas de polenta e nas demais atividades.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

História da Festa da Polenta

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *