Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

2,4 mil militares e agentes participarão de combate ao Aedes aegypti no sábado (13)

Pedro Permuy – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/11/70x70/1_marinha_foto_geral_pedro_permuy-165392.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56bccc6d12b81', 'cd_midia':165393, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/11/465x200/marinha_foto_geral_pedro_permuy_min_bcccbacf-165392.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '465', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Left'}Oito municípios capixabas serão contemplados no Dia D, como será chamado o mutirão que acontece neste sábado (13). Serão 921 militares e aproximadamente 1.500 agentes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e municipais que ficarão responsáveis por fiscalizar, identificar pontos de larvas, combater e conscientizar a população acerca dos malefícios que podem ser acarretados com a picada do mosquito.
De acordo com o Capitão dos Portos, Marcos Aurélio de Arruda, as ações, que serão intensificadas conforme decreto do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, serão divididas em quatro etapas, sendo que a primeira delas já foi concluída na última sexta-feira (4).
“Neste sábado (13) já começam as ações de conscientização da população, em que os militares ficarão sob o papel de fiscalizar e panfletar cerca de 380 mil folhetos que mostram a importância de combater o vetor da dengue, zika e chikungunya.
Além disso, segundo o subsecretário de Estado da Saúde, Magnus Bicalho Thezolin, o exército possui cerca de 250 homens capacitados para exercer a função de agente, no que diz respeito, inclusive, à aplicação do larvicida, ao passo que a força marinha possui algo em torno de 140 militares na mesma condição.
Ele esclarece que os municípios capixabas, que são Vitória, Vila Velha, Linhares, Guarapari, Cariacica, Serra, Santa Teresa e Colatina, foram escolhidos de acordo com o grau de incidência epidemiológica. Da mesma forma, foi calculado o contingente de pessoal que cada localidade receberá. O subsecretário garante que em todas as localidades haverá ações simultâneas durante a manhã, e no período da tarde, cada município ficou a cargo de implantar – ou não – algum plano de combate.
Já de acordo com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e também secretária da pasta de Vila Velha, Andrea Colodetti, a importância da força militar se dá a partir do momento em que após a participação do exército existe a queda de resistência da população de 30% para 2%. “Sendo que os 2% restantes são de residências fechadas, ou seja, a população não resiste à presença do exército”, completa.
Para ela, a atuação dos militares efetivará os planos de combate dos municípios. Colodetti pondera que em Vila Velha, uma concentração se reunirá na praça de Cobilândia, já que será nessa região que a ação se concentrará, às 08 horas deste sábado (13). “Nós recrutamos 56 carros pesados, como tratores e caminhões, para já começar o Dia D com limpeza na cidade”, completa.
Já a secretária de Saúde de Vitória, Daysi Koehler Behning, destaca que na Capital, o serviço deste sábado (13) começará na Praça do Papa, na Praia do Suá, e abrangerá toda a região adjacente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas