Antecedentes

Belle Époque – No final XIX, a Europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida burguês o padrão. A ausência de grandes conflitos militares, na europa, deslocou as atenções e os investimentos para a economia. O resultado foi a criação de um padrão de riqueza, luxuoso, repleto de grandes inovações e bens de consumo. Mas esse padrão era alcançado, apenas,  por uma pequena parcela da sociedade.

Os carros, os primeiros aviões, a chegada da luz elétrica nas casas mais ricas de Paris, além do famoso episódio do navio Titanic.Essa onda de otimismo se estendeu até a primeira guerra.

Causas

A Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África , no final do século XIX.

Nacionalismos:

Pan-Eslavismo: Liderado pela Rússia, pregava a união de todos os povos eslavos da Europa Oriental, principalmente aqueles que se encontravam dentro do Império Austro-Húngaro.

Pangermanismo: Liderado pela Alemanha, pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa Central.

revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão, após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871.

O início da Primeira Guerra Mundial
O assassinato do herdeiro do império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando. Ele foi assassinado em Saravejo, capital da Bósnia-Herzegovina por um jovem pertencente ao grupo nacionalista Jovem Bósnia que lutava pela “terra dos eslavos do sul”, ou seja, a Iugoslávia.

A Bósnia e a Herzegovina tinham sido ocupadas pelo Império Austro-Húngaro e anexadas em 1908. Muitos bósnios, particularmente os sérvios, não aceitavam a ocupação, preferindo a unificação com a Sérvia.

Políticas de alianças
Tríplice Aliança ou Potências Centrais : Alemanha, Áustria-Hungria e, antes do início do conflito, recebiam o apoio da Itália.

Tríplice Entente ou Aliados: Inglaterra (Grã-Betanha), França, a Itália passou a fazer parte da aliança no início do conflito, a Rússia permaneceu na aliança até o último ano de guerra, 1918, se retirando devido a consolidação do governo revolucionário de Lênin. Os EUA entraram, decisivamente, no conflito em 1918 ao lado da Entente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *