Foto:PMVV
Foto:PMVV

Vila Velha vai comemorar aniversário com uma programação especial, com o tema “482 anos de história e cultura”. Os festejos serão realizados nos dias 22 e 23 de maio – data da Colonização do Solo Espírito-Santense.

No dia 22, a Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha será realizada a partir das 16 horas, no Palácio Anchieta. De lá, o fogo simbólico será conduzido pela Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, na forma de revezamento até a Praça Almirante Tamandaré, no Parque da Prainha, onde ficará sob vigília dos Desbravadores durante toda a noite até o início do Desfile Cívico, a partir das 8 horas do dia 23 (terça-feira). A chegada do fogo simbólico será as 17h, com a participação da Banda do Exército do 38º BI, no Parque da Prainha.

A pira ficará na Prainha – em frente igreja do Rosário – devido à importância histórica do local. Foi ali que, há 482 anos, a caravela Glória, que trazia Vasco Fernandes Coutinho, aportou na Prainha e deu início a história da cidade.

No dia 23, a programação começará a partir das 7h50 com a revista a Guarda de Honra da Polícia Militar pelo Governador do Estado, no palanque que será montado no Parque da Prainha. A cerimônia contará com a chegada do fogo simbólico, hasteamento das bandeiras, entrega de comendas da Polícia Militar e a oficialização da transferência da Capital do Estado para Vila Velha.

Desfile Militar
Os 482 anos de história e cultura de Vila Velha serão retratados no tradicional desfile militar que começará a partir das 8 horas. As apresentações dos oficiais contarão com bandas da Escola de Aprendizes de Marinheiros (EAMES), do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, da Polícia Militar, incluindo a banda júnior.

Além dessas corporações, vão se apresentar o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Justiça, a Associação de Delegados, os Escoteiros, os Desbravadores, a Ordem DeMolay, finalizando com o desfile da Guarda Municipal de Vila Velha.

Viva a nossa história! 
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile escolar vai contar com a participação 1.700 alunos de 12 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) e três Unidades de Municipais de Ensino Infantil (Umeis).

Serão sete alas que representarão a história da cidade, destacando a variedade étnica, cultural, econômica, turística e gastronômica. Cada ala será acompanhada por uma banda marcial escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *