Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Servidora pública é sinonimo de superação em Vila Velha

Pedro LodiNão importa a situação. Não importa o momento. Para Flávia Novaes Pires Estevão, que é cega, a superação das adversidades e barreiras do seu dia-a-dia é uma constante em sua vida. “Flavinha”, como é conhecida por todos os seus amigos e colegas de Prefeitura, trabalha há 31 anos atendendo ao público e às comunidades.

Quando iniciou a sua carreira de servidora municipal foi telefonista geral por muitos anos. Há nove, graduou-se em Serviço Social e, por ser funcionária efetiva da área administrativa, hoje atua na recepção da Secretaria Municipal de Assistência Social fazendo a triagem dos encaminhamentos das pessoas para o PSB – Proteção Social Básica – PSE – Proteção Social Especial – e de tantos outros programas sociais da secretaria.

Adoro este trabalho, afirma. “É uma atividade que tem o meu perfil. As pessoas que nos procuram aqui neste setor às vezes chegam sem a mínima informação dos seus direitos. É neste momento que eu e os meus colegas atuamos informando e encaminhando para os diversos programas sociais”.

Quando o amor acontece

Mas os grandes acontecimentos na vida de Flavinha não são os relativos ao trabalho, “isto é mole”! Diz ela, em respeito à sua vida particular. Tudo aconteceu quando ainda era telefonista e conheceu o seu marido. “Na verdade eu estava cansada de tantos namorados que não me despertavam a confiança, interesse, segurança e a paixão em dizer que este era o grande amor da minha vida. Era 1999 e a minha ginecologista foi a pombo correio da história. Ela conhecia um rapaz que também era cego e telefonista na Prefeitura de Cariacica e, em nome da nossa amizade tinha dado o meu número de telefone pra ele me ligar.

Não dei muita importância porque sempre tive resistência em me relacionar com cegos, por acreditar que eles não poderiam me proporcionar o carinho e a segurança que tanto procurava.  Eu sempre tive muitos namorados e todos enxergavam.  Mas nenhum tinha aquela pegada para ser para sempre! E para complicar a situação, uma noite sonhei com um rapaz que me dizia que me amava e queria casar comigo. E aquela voz ficou marcada na minha memória.

Um belo dia estava trabalhando e Daniel Estevão me ligou dizendo que era amigo da minha médica, servidor público em Cariacica, cego e que estava interessado em me conhecer. Ao ouvir aquela voz, a terra tremeu! Era a voz do meu sonho. Primeiro ficamos amigos e após oito anos de namoro, casamos em janeiro de 2008. E este ano foi de muitas conquistas para mim porque em julho colei grau e em seguida, engravidei em outubro.

A fé que move montanhas

Em junho de 2009, meu filho nasceu. Nasceu cego com o diagnóstico médico, dos melhores especialistas, de que nunca iria enxergar. Com três meses de vida ele já tinha passado por três cirurgias que os médicos afirmavam sempre a mesma realidade. Foram tempos difíceis, mas tanto eu quanto o meu marido acreditávamos na fé divina e, não medíamos esforços para o nosso filho.

Quando ele completou cinco meses pedimos que ele fosse submetido a um teste com um psicopedagogo especialista em baixa visão e cegueira. O teste foi um sucesso, pois estava enxergando. A equipe médica ficou muito surpresa e admitiram que era um grande milagre. O milagre da vida. Um milagre de Deus! Hoje, com sete anos, Samuel Novaes Estevão, é uma criança normal. Feliz como qualquer outra criança de sua idade”, finalizou Flavinha.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas