Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

11ª edição do Festival Sérgio Sampaio com grande show de André Prando e banda

Bate-papo, mostra audiovisual, lançamento de livros, shows e encontro festivo da sampaiada nos bares da rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. Será assim a 11ª edição do Festival Sérgio Sampaio.

Em 2017 o Festival Sérgio Sampaio terá início com uma programação especial de cinema no Centro Cultural Sesc Glória, dentro do projeto Cine Sobremesa entre 4 e 13 de abril, das 12 às 14h, com curtas-metragens, produções em torno de Sampaio e sua obra, com exibição gratuita.

No dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h, na Sala da Palavra, do Centro Cultural Sesc Glória, acontecerá o lançamento do livro de contos Sem a loucura não dá. Contistas de diferentes estilos, procedências e gerações criaram pequenas peças literárias a partir de canções do Sampaio teimoso. Alguns dos autores estarão presentes e vão conversar com os leitores.

No mesmo dia 12, no teatro principal do Centro Cultural, um encontro de dois importantes sampaiófilos: Lorena Calábria e Chico César. A jornalista e apresentadora de TV e o cantor e compositor paraibano vão fazer um bate-papo no palco, que contará também com a presença de João Sampaio.

No dia 13 de abril, quinta-feira, quando se completam 70 anos do nascimento do cantor e compositor cachoeirense, um show inédito com André Prando e convidados: Prando canta Sampaio.

Cantor e compositor que se destaca na cena capixaba atual, André, que vem pesquisando e interpretando a obra do velho bandido, selecionou para este show histórico um repertório especial.

Além da programação do Centro Cultural Sesc Glória, nos dois dias 12 e 13 de abril, acontecerá a Sampaiada na Gama Rosa. Grappino Rango Bar, Casa de Bamba e Doca 183, vão convocar para os seus palcos os melhores intérpretes da obra de Sampaio na cena capixaba.

Com um couvert único, o público poderá circular pelos três bares explorando os respectivos cardápios e curtindo um festival das canções criadas pelo filho mais ilustre do maestro Raul Sampaio.

“Estamos cientes da responsabilidade que temos em criar uma programação à altura do significado que tem esta data para os sampaiófilos de todo o Brasil. É com este espírito que queremos fazer com que este seja o melhor desses onze anos de Festival Sérgio Sampaio”, declara Gilson Soares, o criador e um dos organizadores da homenagem ao artista capixaba.

Histórico e objetivo do Festival

O objetivo do Festival Sérgio Sampaio é o de resgate e divulgação da obra deste grande cantor e compositor capixaba. A abrangência do culto à história e à criação musical deste artista, confere ao Espírito Santo a possibilidade de realizar um evento musical de repercussão nacional.

Por sua biografia e pela singularidade de sua criação artística o nome de Sérgio Sampaio pode ser identificado como uma marca capixaba por excelência. Daí o propósito que nos guia, desde a criação do Festival, fazer do dia 13 de abril – data do nascimento do compositor, em 1947 – uma data em que o estado do Espírito Santo se apresenta com destaque no calendário cultural brasileiro.

Realizado pela primeira vez em 2007 – ano em que Sérgio Sampaio completaria 60 anos -, o Festival vem experimentando, desde então, um crescimento contínuo. A homenagem teve a sua estreia no Bar do Pantera, no bairro de Campo Grande, em Cariacica, e foi nesse município que aconteceram as suas quatro primeiras edições.

Depois de passar pela Estação Porto e pelo Teatro Universitário, o Festival é agora realizado pelo Sesc no Centro Cultural Sesc Glória e se estende, ao fim das duas noites, aos bares da rua Gama Rosa, no Centro de Vitória.

Veja a programação deste ano:

Rádio

– Todas as terças-feiras, a partir do dia 21 de março, das 18h às 19h, na Rádio Universitária FM, 104,7, a série de programas Especial 70 anos do velho bandido, com apresentação de Marcela Rangel.

CENTRO CULTURAL SESC GLORIA

Cinema

4 a 13 de abril, das 12 às 14h – Cine Sobremesa Especial Sérgio Sampaio. Documentários e produções audiovisuais sobre a vida e a obra do artista cachoeirense. Entrada gratuita.

Literatura

12 de abril, 18h – Lançamento do livro de contos Sem a loucura não dá.

Sala da Palavra, 4º andar Centro Cultural Sesc Glória. Com organização de Aline Dias e Gustavo Binda, escritores de diferentes gerações e procedências criaram pequenas peças literárias a partir de canções de Sampaio. Alguns desses autores estarão presentes ao lançamento. Entrada gratuita.

Música

12 de abril, 20:00h – Bate-papo Musical com Chico César, Lorena Calábria e João Sampaio.

Sampaiófilos confessos, a conhecida apresentadora da TV brasileira e o grande cantor e compositor paraibano conversarão no palco do teatro sobre a relação de ambos com a obra do velho bandido, com a presença e participação do menino João. A conversa será ilustrada com a interpretação de Chico César para algumas pérolas do cancioneiro sampaísta. Entrada R$ 20,00 (inteira) / R$10,00 (meia e comerciários).

13 de abril, 20:00h show Prando canta Sampaio.

André Prando, capixaba que é um dos nomes mais destacados na novíssima cena musical brasileira, inspirado pela data histórica, vai trazer para o palco do Teatro Glória, a sua forte e segura interpretação da pesquisa que desenvolveu, especialmente para este Festival, na obra de Sérgio Sampaio. Com produção e direção musical de André Prando e Rodolfo Simor.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas