Dólar Em baixa
5,196
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,196

Biologia: Ciência da natureza

A biologia é uma ciência muito vasta, porém ainda assim, é possível se dar muito bem no ENEM sabendo apenas o básico da biologia. O meio mais fácil de começar os estudos de biologia é pelo organismo mais simples e então ir passando a outros mais complexos, pois um assunto é ligado ao outro, oque torna o aprendizado mais fácil.

Começando com as células, são as menores unidades funcionais que formam todos os seres vivos que existem. As células podem sem de dois tipos: As Eucariontes, que possuem um núcleo para guardar seu DNA, e as Eucariontes, que não tem esse núcleo e ficam com seu DNA espalhado no interior da célula.

As células eucariontes em particular as células de animais tem vários tipos, formas e nomes diferentes dependendo da sua função no organismo, podendo formar órgãos, ossos e músculos.

As células realizam diversos processos celulares entre eles a Mitose e a Meiose, onde o primeiro é um processo de crescimento, fazendo que uma célula duplique seu material genético e no final do processo de origem a duas células com a mesma quantidade de material genético. Já a meiose é o processo de formação de gametas onde uma célula da origem a quatro células (gametas) com a metade do material genético de uma célula comum.

Agora que se sabe como as células funcionam podemos estudar oque elas formam, os órgãos e tecidos. A anatomia do corpo humano é bem parecida com a de outros animais quando se fala de órgãos e tecidos o formato é muito semelhante e a função e a mesma. Uma vez que se conhece a anatomia pode se compreender melhor o funcionamento, ou a fisiologia dos órgãos.

Uma vez que se estuda os animais, ainda faltam os vegetais para se estudar, estes são diferentes dos animais, sendo os únicos organismos pluricelulares capazes de fazer fotossíntese, que é um processo onde a planta utiliza água, sais minerais e a luz do sol para produzir seu próprio alimento, além de terem células especiais e diferentes das células dos animais tendo estruturas especiais que as células animais não possuem.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas